segunda-feira, 19 de julho de 2010

JB foca o online, mas num modelo arriscado

Como noticiei aqui no dia 5 de julho, o Jornal do Brasil cogitava abandonar a versão online. Essa decisão vai ser tomada de fato a partir de setembro. Por causas de questões financeiras, a versão impressa vai circular somente até o dia 31 de agosto. O jornal anunciou a decisão na sua edição de 14 de julho. Porém, outra medida foi anunciada e me preocupa: o conteúdo online passará a ser pago. O webleitor vai pagar uma assinatura mensal de R$ 9,90 para ter acesso ao conteúdo.
Pode parecer pouco, mas isso pode afastar os usuários, uma vez que ainda não está instituída uma cultura de se pagar pelo conteúdo da internet. Como também postei aqui, os webjornais ingleses The Times e Sunday Times passaram a cobrar pelo seu conteúdo, e uma pesquisa recente aponta que o fluxo de leitores caiu em 66%.

Um comentário:

  1. Ops!
    Onde eu disse "abandonar a versão online" no início deste post, o certo é "abandonar a versão impressa".

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