segunda-feira, 29 de março de 2010

Conteúdo dos webjornais: cobrar ou não cobrar?

Os webjornais ainda procuram por uma forma eficiente de garantir uma receita que cubra os seus custos e dê algum lucro. Os ingleses Times e Sunday Times, que pertencem à mesma empresa, vão apostar na cobrança pelo acesso dos usuários. O pagamento, que terá início em junho deste ano, será feito por dia ou por semana. O editor do Times, James Harding, afirma que cobrar pelo acesso é uma medida arriscada mas necessária para a sustentabilidade, e diz ser mais arriscado entregar o conteúdo de graça.
O risco de cobrar pela webnotícia reside no fato de que a maioria dos internautas já se acostumou com o grande volume de informações grátis que circula na rede. João Canavilhas em seu livro “Webnotícia – propuesta de modelo periodístico para la www” registrou uma experiência mal sucedida dos webjornais El País, da Espanha, e Público, de Portugal, os quais implantaram a cobrança pelos seus conteúdos na internet mas tiveram que voltar atrás pela perda de audiência.
Para manter um jornal na internet deve-se investir muito em tecnologia e mão-de-bra qualificada. Encontrar a forma adequada de cobrir esse custo é então fundamental para o desenvolvimento do webjornalismo. Convém observar qual será o resultado dessa atitude do Times e do Sunday Times.

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