Achei absurda a decisão tomada pelo webjornal norte-americano The Sun Chronicle. Eles simplesmente irão cobrar dos usuários que quiserem postar comentários. A medida começa a funcionar a partir de amanhã e cada usuário terá que pagar 1 dólar para postar um comentário, quase 1,80 real.
Os editores se justificam dizendo que a cobrança é para inibir o abuso que é praticado através do anonimato. Agora, além dos dados cadastrais, o webleitor também terá que informar os dados do seu cartão de crédito no qual será debitado o valor a cada comentário postado.
Apesar da justificativa, não deixo de ver nisso a mão do capitalismo querendo onerar o usuário. Os comentários têm muito a contribuir com a webnotícia, tornando-a na espiral inacabada defendida por João Canavilhas ou na escrita coletiva aclamada por Alex Primo. Cobrar por esse adendo parece-me um abuso que pode decorrer na perda de leitores por parte desse webjornal.
Como se não bastasse o dilema atual sobre cobrar ou não pelo acesso, agora está lançada a questão sobre a cobrança pelos comentários. Em meu artigo apresentado no Intercom Sudeste, apresento uma análise onde as notícias da Folha Online obtiveram expressiva quantidade de comentários, chegando uma delas a 3.006. Já pensou cobrar 1,80 real por cada um dos 3.006 comentários?
Felizmente creio e espero que essa cobrança seja apenas um caso isolado e condenado da mentalidade ianque.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Antonio!
ResponderExcluirtudo bom?
Vou dar essa ideia ao meu chefe
hehehehe sou estagiaria na ato interativo
e acho valido cobrar para comentar
ja q nao se cobra para que as pessoas possam ler!!!
beijo
Lívia Laroqui
Lívia, Lívia!
ResponderExcluirQue bom saber q vc está lá! Aproveite bem o estágio!
Mas tenho certeza de q com a sua competência a empresa terá qualidade para conseguir patrocinadores e não jogar a conta pra cima dos humildes webleitores. rs
Beijos!
Só retificando uma informação, a cobrança é de exatamente 0,99 dólar e é feita apenas uma vez para a validação do cadastro. Mas de qualquer forma é uma graninha que entra.
ResponderExcluir