Estava pesquisando sobre o webjornalismo e encontrei uma dissertação de mestrado da UFBA com uma explanação interessante sobre o jornalismo de fonte aberta. Antes de dar a minha opinião, aí vai a definição dada pelo autor André Holanda:
"Jornalismo de fonte aberta é aquele que depende da participação do público tanto para a produção do conteúdo a ser publicado, quanto para a sua validação através do escrutínio e da correção efetuados pelos leitores. A notícia não vale por ter sido publicada, mas sim por resistir ou incorporar as críticas do público a que se destina."
Essa situação também pode ser encontrada nos webjornais, que têm suas notícias sabatinadas com os comentários dos webleitores. A diferença é que no jornalismo de fonte aberta, em sites como o Wikinotícias, essa análise crítica do público é garantida, essencial e rotineira. Já na grande mídia ainda são poucas as brechas para que o cidadão exerça o policiamento do conteúdo.
A abertura para a participação e monitoramento do cidadão é uma parceria que traz mais credibilidade ao veículo de comunicação, embora a grande mídia ainda não esteja preparada para abdicar do seu poder de gatekeeper.
Vale à pena ler na dissertação citada acima um pouco mais sobre o jornalismo de fonte aberta.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário