Ao teclar essas palavras estou exercendo uma interação reativa com o meu computador, pois ele me dá respostas predeterminadas de acordo com as teclas que aciono. Você ao ler esse post ou ao votar nas enquetes ao lado também está fazendo parte de uma interação reativa, pois você lê um texto que foi escrito independente da sua influência e/ou vota em respostas que eu estipulei nas minhas enquetes. Por mais que você interaja, o seu voto não modifica as alternativas de respostas, pois elas já estão dadas.
Quer exercer uma interação mútua? Então poste um comentário. Na hipótese de isso ocorrer num blog iniciante como o meu, o seu comentário poderá questionar esse meu texto, provocando em mim uma resposta condicionada ao seu conteúdo, o que por sua vez poderá gerar uma contra-resposta de sua parte. Esse debate, onde as falas são imprevisíveis e condicionadas pela resposta alheia, gera a interação onde os interagentes e o ambiente influenciam-se mutuamente provocando conteúdos novos.
Esses dois tipos de interação fazem parte do panorama do webjornalismo e são debatidas por Alex Primo em seu artigo "Interação mútua e interação reativa".
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário