Com a difusão dos jornais na internet, muito se pergunta sobre o futuro dos jornais impressos. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que 49% dos norte-americanos acreditam que os jornais impressos em papel irão acabar com o desenvolvimento do jornalismo na web. De fato, com conteúdo grátis online, o público pode diminuir o costume de comprar os jornais na bancas.
De acordo com dados do Instituto Verificador de Circulação, o primeiro semestre de 2009 teve uma queda de 4,8% na venda dos jornais impressos no Brasil, entre os 113 veículos filiados.
Mas creio que, apesar da queda nas vendas, os jornais impressos ainda vão se estabilizar e conviver junto com os jornais da internet, assim como vinham convivendo com o rádio e com a televisão. Como eu já havia afirmado em minha monografia de graduação: “A web e, conseqüentemente, o webjornalismo, não vêm a fazer desaparecer os outros veículos; pelo contrário, os jornais, rádios e emissoras de televisão têm na web uma janela de divulgação dos seus produtos e conteúdos e de descoberta de novos mecanismos de fidelizar o seu público.”
A pesquisa realizada nos EUA, que citei acima, foi realizada pelos institutos Arbitron e Edison Research, que entrevistaram 1.753 pessoas maiores de 12 anos.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário