segunda-feira, 9 de agosto de 2010

EUA censuram publicação do Wikileaks

O Pentágono está censurando o site de notícias Wikileaks, em virtude da publicação de cerca de 76 mil relatórios sobre a Guerra no Afeganistão. De acordo com o Washington Post, a censura seria em virtude de os relatórios serem secretos e terem sido obtidos de forma ilegal. Suspeita-se que um soldado do exército norte-americano tenha sido o culpado pelo vazamento das informações.
Além dos cerca de 76 mil relatórios publicados, outros 15 mil ainda estariam sendo analisados para futura publicação. O Pentágono já impediu os seus funcionários de acessarem o site e pediu do Wikileaks a devolução dos documentos. Além disso está tomando medidas para impedir a publicação  do resto dos relatórios.
Muito se fala sobre a idoneidade da obtenção desses documentos, mas há os que defendam ações como essa que possibilitam à população ter acesso a informações que foram omitidas pelos detentores do poder.
De minha parte, eu gostei da ação do Wikileaks, pois caso contrário eu nunca ficaria sabendo das mortes de civis entre outras informações que o relatório declara. A publicação dos documentos pode ser conferida no site do Wikileaks.

Um comentário:

  1. O Wikileaks está mesmo disposto a publicar os 15 mil relatórios que ainda restam, como confirma a reportagem a seguir, do Yahoo Notícias: http://br.noticias.yahoo.com/s/12082010/25/mundo-site-deve-publicar-15-mil.html

    ResponderExcluir