segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Como reaproveitar postagens antigas no seu blog

Eis aqui um artigo interessante sobre como aproveitar as postagens que você já fez no seu blog e que já sumiram de vista em páginas internas. As vezes são informações que continuam atuais e que merecem ser relembradas.
De acordo com o artigo, até o webjornal The New York Times utilizou desses recursos para ressuscitar notícias publicadas em seu site. Entre os passos cito: fazer um tópico com artigos relacionados ao mesmo assunto específico, escrever algo atual como introdução e linkar para a postagem anterior ou promover o conteúdo nas redes sociais. Confira mais no artigo 7 passos para ganhar mais visitas no conteúdo do seu blog.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A arte do Webwritting

Muito se fala sobre as características da escrita para a internet. De fato os webjornalistas estão ajustando a sua forma de relatar notícias na web. As técnicas usadas para adaptar o texto às características online são chamadas de webwritting. O blog WebwritterBrasil dá uma explanação sobre alguns pontos dessas técnicas.
Para debater e ensinar um pouco mais sobre isso a Universo abriu um curso rápido para o mês de setembro. O curso, intitulado Webwritting - Técnicas de comunicação na web, será ministrado na cidade de Niterói (RJ). Apesar do valor da inscrição de R$ 200,00, para quem puder pagar é uma boa chance de se atualizar sobre técnicas editoriais no ambiente web e particularidades da comunicação na web.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

USP debate divulgação científica na mídia

Começa amanhã o 1º Seminário do Ciência Web. O evento é organizado pela Universidade de São Paulo por meio da sua Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional. O objetivo é debater o panorama da difusão científica nos meios de comunicação no Brasil.
Dois enfoques são dados: um aos profissionais e estudantes de jornalismo que terão o workshop "Jornalismo na Prática" e o outro para os professores e estudantes de pedagogia que poderão participar do workshop "Novas Ferramentas e os Professores". O Seminário será aberto às 19h de amanhã, com a palestra "A experiência em fazer divulgação científica no Brasil". O evento vai até esta quinta, dia 19.
Considero importante esforços como esse de tentar aproximar os meios de comunicação dos resultados de estudos científicos. Como formadora de opinião e com o seu poder de entrar nos lares brasileiros a mídia tem muito a contribuir para a difusão científica entre a população. Não se pode mais admitir que os resultados de estudos fiquem restritos à elite acadêmica. Atenção especial deve ser dada à internet, pois esse é o meio que apresenta maior potencial de disponibilizar, de forma barata, conteúdos científicos para um número cada vez maior de pessoas.
Confira a programação no site do Seminário.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

EUA censuram publicação do Wikileaks

O Pentágono está censurando o site de notícias Wikileaks, em virtude da publicação de cerca de 76 mil relatórios sobre a Guerra no Afeganistão. De acordo com o Washington Post, a censura seria em virtude de os relatórios serem secretos e terem sido obtidos de forma ilegal. Suspeita-se que um soldado do exército norte-americano tenha sido o culpado pelo vazamento das informações.
Além dos cerca de 76 mil relatórios publicados, outros 15 mil ainda estariam sendo analisados para futura publicação. O Pentágono já impediu os seus funcionários de acessarem o site e pediu do Wikileaks a devolução dos documentos. Além disso está tomando medidas para impedir a publicação  do resto dos relatórios.
Muito se fala sobre a idoneidade da obtenção desses documentos, mas há os que defendam ações como essa que possibilitam à população ter acesso a informações que foram omitidas pelos detentores do poder.
De minha parte, eu gostei da ação do Wikileaks, pois caso contrário eu nunca ficaria sabendo das mortes de civis entre outras informações que o relatório declara. A publicação dos documentos pode ser conferida no site do Wikileaks.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

França aposta em quiosque virtual para webjornais

Uma associação de cinco webjornais franceses irá criar uma banca virtual para a venda de seus conteúdos. O projeto abrange os jornais Le Monde, Libération, Le Figaro, Les Échos, Le Parisien e L'Équipe e tem previsão de ser lançado em setembro.
Creio que essa idéia poderá otimizar a forma de cobrança pelo conteúdo jornalístico online. Essa banca virtual, na verdade, irá funcionar como um portal, onde o webleitor poderá encontrar notícias breves grátis e acesso pago às notícias mais elaboradas.
A princípio o projeto será composto somente por empresas jornalísticas, mas o grupo cogita, no futuro, associar-se a alguma empresa de tecnologia para concorrer com o Google News.