Uma das principais questões a serem resolvidas para o futuro do webjornalismo é o seu financiamento. A internet é um meio de comunicação em franco crescimento em opções e número de usuários, mas os sites noticiosos ainda precisam encontrar uma forma estável de auto-financiamento. As grandes corporações (Globo, Folha, etc.) têm a seu favor a verba captada em outros meios como a televisão e o jornal impresso, mas sites isolados ainda enfrentam problemas em arrecadar verba para cobrir os custos.
Exemplo disso é o site Wikileaks, criado para combater a corrupção. O site saiu do ar por falta de dinheiro para se manter e agora pede doações aos internautas para continuar a funcionar. A Wikipédia, enciclopédia virtual em mais de 30 idiomas, também pede doações.
Mas o investimento em publicidade na web está aumentando. No Brasil o cálculo de 2009 deve chegar a R$ 940 milhões, de acordo com o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), o que representa um crescimento de 24% com relação a 2008. Apesar disso, a verba de anúncios na internet ainda está em quinto lugar no país, atrás dos meios tradicionais televisão, jornal impresso, revista impressa e rádio.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom o blog, Antônio, assuntos sensíveis, que devem ser pensados, como esta questão do financiamento, crucial.
ResponderExcluirE esse símbolo aí do WWWWWWW em círculo ficou muito legal, acho que nunca tinha visto!
Abçs!