sábado, 23 de junho de 2012

Banda larga chega a 75 milhões de conexões, mas continua cara e lenta

Seria de se ver com total alegria o anúncio de que o Brasil atingiu, em maio deste ano, o total de 75 milhões de serviços de internet banda larga contratados. Isso significa que 39% da população brasileira já tem acesso particular a internet, seja em dispositivos móveis como modens e smartphones (56,4 milhões) ou eu banda larga fixa (18,7 milhões).
Para o webjornalismo isso é ótimo, pois significa que mais cidadãos estão aptos a ler as webnotícias em casa. Mas o que no Brasil se chama de banda larga continua sendo uma internet muito lenta e cara. Muitas operadoras alegam dificuldade de topografia (morros e árvores), mas nada justifica um serviço que apresenta falhas constantes de conexão e velocidade.
Eu mesmo fico furioso quando minha internet 3G de uma hora para outra cai para 2G e de repente cai a zero. O meu plano que anuncia uma velocidade média mínima de 850 kbps (kilobit por segundo) vive caindo a zero. Aff!!!
O país com a maior velocidade de internet no mundo é o Japão, com uma velocidade média de 66 mbps (megabit por segundo), o equivalente a 66.000 kbps, enquanto no Brasil a média é de 500 kbps. Se para os japoneses uma conexão de 1 mbps custa cerca de R$ 0,27 por mês, no Brasil custaria R$ 65,00.
A Telebrasil anunciou que o país atingiu 75 milhões de conexões banda larga, mas ainda temos muito o que evoluir pois, mais do que aumentar o número, é preciso aumentar a qualidade e baratear o custo dessas conexões.

sábado, 16 de junho de 2012

O Atmosfera estreia em 23 de junho

Está quase tudo pronto para a estreia de “O Atmosfera”. A previsão é de estar oficialmente funcionando a partir do dia 23 de junho. É grande a responsabilidade de colocar no ar um mecanismo de publicação da voz coletiva através dos blogues; em contrapartida também é grande a alegria de colocar em prática um projeto que me acompanha desde a época da graduação em Comunicação Social na UFJF.

Este projeto, que vem habitando a minha mente desde os cursos de graduação e especialização, agora ganha vida própria como trabalho final do curso de Ferramentas Digitais para o Jornalismo de Serviço Público ministrado pelo International Center for Journalists no início deste ano. Porém, mais do que um projeto de curso, este é um projeto da minha vida de jornalista. Se eu tiver que dar alguma contribuição para o jornalismo e honrar o meu diploma, então creio que essa é a hora.

Se dará certo ou não, só o tempo dirá. Ainda tenho muito o que aprender para conseguir colocar esse webjornal nos moldes que atendam ao conceito de webjornalismo participativo, mas espero ir evoluindo aos poucos junto com O Atmosfera e com os blogueiros colaboradores. Espero que os cidadãos vejam em O Atmosfera um canal de expressão da sua voz, pois essa é a nossa intenção, dentro dos limites de respeito mútuo e prezando a liberdade de expressão.

Convido os cidadãos que possuam blogues a tornarem-se colaboradores de O Atmosfera. Aos que ainda não tem, convido a criarem um sobre o tema que mais lhes agradar, fazendo uso da internet para o exercício do seu direito de expressão cidadã.