segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mecanismos de interatividade

Melhorar os mecanismos para interagir com o usuário é uma tarefa importante a ser feita para tornar a webnotícia mais atraente. Em minha monografia procurei analisar as formas de interação que os webleitores estão praticando diante de um webjornal.
Além dos inquéritos pessoais, fiz uma análise dos mecanismos oferecidos pela Folha Onine e pela Tribuna de Minas. Algumas falhas foram detectadas, como a demora na publicação dos comentários ou mesmo a sua não publicação (caso da Tribuna).
Contudo, considerando a web como uma recente extensão dos meios de comunicação, há de se esperar ainda um equilíbrio tanto na forma de difundir quanto na maneira de apreender os seus produtos. McLuhan já afirmava que “como extensões que são de nossos sistemas físico e nervoso, os meios constituem um todo de interações bioquímicas que sempre busca um novo equilíbrio quando ocorre uma nova extensão”.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

As perspectivas do webjornalismo

"A web tornou possível ao jornalismo potencializar suas características. Um produto novo, então, passa a ser oferecido ao público que, por sua vez, também poderá assumir uma nova postura diante de uma notícia. A participação ativa do receptor é fundamental para que se possa lançar mão dos recursos que a web oferece à prática e ao consumo do jornalismo. Como a webnotícia dá ao webleitor o poder de intervenção, deve-se agora dotar o profissional de jornalismo não só de conhecimentos técnicos sobre o novo meio como também de perícia para lidar com o novo tipo de receptor que agora pode se tornar um elemento ativo no processo de comunicação midiática."
Escrevi o texto acima na introdução da minha monografia da graduação em Comunicação Social da UFJF. A graduação já foi concluída, mas neste blog pretendo continuar a fazer apontamentos sobre as perspectivas do webjornalismo.